Solidarize-SE leva alimentos para famílias do Baixo São Francisco Sergipano

Entrega aconteceu na véspera de São João, 23, beneficiando 260 familias em vulnerabilidade social em Propriá e Neópolis

A Campanha Solidarize-SE levou alimentos ao Baixo São Francisco Sergipano, na última quarta-feira, 23, véspera de São João. Os municípios de Neópolis e Propriá receberam 260 cestas doadas pela sociedade e empresariado sergipano à campanha, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar diante da pandemia. A Solidarize-SE é uma campanha coletiva, idealizada pelo Governo de Sergipe, articulada pela Vice-Governadoria do Estado (VGE) e executada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), Instituto Banese e um amplo leque de parceiros da iniciativa privada. Confira como contribuir com alimentos, material de higiene e limpeza, ou itens de proteção contra a Covid-19 para se somar à campanha no site www.inclusao.se.gov.br/solidarize-se.

Em Propriá, a entrega de 100 cestas básicas foi feita pela referência técnica de Políticas Públicas para População LGBTQIA+ da SEIAS, Adriana Lohanna. “A Solidarize-SE vem atender ao pleito da Secretaria Municipal de Assistência Social de Propriá, recebido pela SEIAS através da Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos (DIDH), onde atuo. Fomos à Comunidade Campo João Alves, onde tem famílias que passam por diversas expressões de vulnerabilidade social durante esta pandemia e possível risco de insegurança alimentar. Recebemos a solicitação do município e viemos com as doações recebidas pela campanha, neste grande momento de partilha e atenção a essas famílias”, disse Lohanna.

Lá, a campanha foi recebida pelo prefeito de Propriá, Valberto Lima, acompanhado pela secretária municipal de Assistência Social, Karine Feitosa, vereadores e representantes do controle social. “Quero agradecer a todos que fazem a Campanha Solidarize-SE. Neste momento de pandemia, o item básico do alimento faz uma grande diferença e será muito importante na vida dessas 100 familias”, disse o prefeito. Para a secretária municipal de Assistência, receber as doações da Solidarize-SE é gratificante. “Diante da pandemia, estamos passando por um problema muito grande, que é a fome. Só temos a agradecer a todos os parceiros da campanha, pois estas cestas irão para pessoas que realmente não tem o que colocar em sua mesa”, ressaltou Karine Feitosa.

Moradoras da Comunidade Campo João Alves expressaram seu sentimento ao receber a cesta de alimentos. “Veio numa boa hora! Teremos um São João mais farto, graças a Deus. Essa doação é muito importante, vai ajudar muitas famílias que precisam”, disse a moradora Roseane Bispo, de 38 anos. Já Katielle dos Santos, de 17 anos, conta que oito pessoas serão beneficiadas com a cesta básica em sua casa. “Sentimos muita dificuldade para comprar comida e agradecemos por essa ajuda, para colocar alimento na mesa de casa”. Mariana Pinheiro, de 31 anos, completa dizendo que “toda doação sempre é bem-vinda. Tem muitas pessoas hoje passando fome por causa da pandemia e essa é uma ajuda necessária. Como diz o lema da campanha: ‘a solidariedade vencerá a fome’”.

Neópolis

Já em Neópolis, a entrega também foi feita pela Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos (DIDH) da SEIAS, mas pelas mãos da coordenadora de Conselhos, Elayne Passos, e da referência técnica para Povos e Comunidades Tradicionais e População Negra da SEIAS, Iyá Sônia Oliveira. “A campanha compreende a importância de dar visibilidade aos grupos tradicionais, de trabalhadores e trabalhadoras em nosso Estado. Além de levar os alimentos, que são tão importantes para a garantia da segurança alimentar e nutricional, a Solidarize-SE se propõe a conhecer pessoalmente as familias das comunidades, buscando ouvir, acolher e olhar nos olhos das pessoas. Convidamos a população sergipana a continuar apoiando esta campanha humanitária”, disse Elayne.

Neste município, foram entregues 160 cestas de alimentos que beneficiarão famílias de quatro povoados: Mundéu da Onça, Tenório, Soldeiro, Mussuípe e Pindoba, com 32 cestas para cada comunidade. Izabel Cristina Matias dos Santos, de 43 anos, recebeu os alimentos contando que será muito importante, pois sua família está, atualmente, sem fonte de renda. “Eu e meu marido estamos desempregados. Com a pandemia, senti dificuldade em tudo. A sorte da gente são as pessoas que ajudam, como a campanha. Esta cesta será muito importante para a alimentação da minha família. É uma bonita ação, que está ajudando tantas famílias a sobreviverem”, disse a moradora do povoado Pindoba.

A Articulação Popular São Francisco Vivo representa as comunidades recebedoras em Neópolis. “Essas cestas atenderão a 160 familias. Para nós do interior do estado, é muito importante receber esta campanha. A gente vê a fome batendo na porta, principalmente aqui na Zona Rural, onde agricultores tem dificuldades em plantar e vender. Nesta pandemia, a redução de espaços nas feiras faz com que muitos deles não consigam comercializar. Esta ajuda tem um significado muito importante para eles”, disse Divaneide Pinheiro, coordenadora estadual do grupo de Mulheres dentro da Articulação Popular São Francisco Vivo.

Fotos: Pritty Reis e Elayne Passos

Última atualização: 24 de junho de 2021 14:48.