1 de junho de 2022, às 13:05

Secretaria de Inclusão abre Festejos Juninos para usuários e funcionários de equipamentos socioassistenciais


Idosos do Espaço Cuidar do Bugio encenaram ‘casamento caipira’ na SEIAS e Restaurante Padre Pedro

O mês iniciou em festa. Na última quarta-feira, dia 1° de junho, aconteceu a abertura dos Festejos Juninos da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) para usuários e funcionários dos equipamentos socioassistenciais do Estado. As celebrações começaram pela manhã, com apresentação teatral de um ‘casamento caipira’ no pátio da SEIAS e no Restaurante Popular Padre Pedro.

A apresentação foi encenada por integrantes do grupo Caminhando com a Melhor Idade, grupo de idosos que são usuários do Espaço Cuidar do bairro Bugio, em parceria com a Quadrilha Alegria de Viver. Na sequência, o grupo se apresentou no Restaurante Popular Padre Pedro para os usuários que foram adquirir o almoço no equipamento de segurança alimentar e nutricional administrado pela SEIAS.

A secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes, acompanhou a abertura das ações. “O grupo Caminhando com a Melhor Idade vem ensinando a todos nós a viver melhor e valorizar as pequenas coisas. Com isso, consideramos abertos os festejos juninos da Secretaria de Inclusão. Um bom São João e São Pedro para todos”, desejou Lucivanda.

A coordenadora do Espaço Cuidar do bairro Bugio, Jussara Santos, conta que a apresentação teatral foi montada em duas semanas. “Reunimos um pouco dos personagens tradicionais que já vivem nas quadrilhas juninas, como o noivo, a noiva e o Lampião, pra chegar nesse momento de casamento entre Genaro Peão da Ponta com Mariazinha Malagueta”, contou Jussara.

Usuária do Espaço Cuidar do Bugio, Dona Luiza Cristina, de 58 anos, faz parte do Grupo Caminhando com a Melhor Idade e contou como foi participar da apresentação teatral. “A melhor coisa desse mundo é brincar com todos do grupo, aproveitando a vida, que é o melhor que a gente faz. A coordenadora Jussara é uma jóia, pessoa maravilhosa. Aqui, a gente não tem tristeza e nem angústia”, disse D. Luiza.

No Restaurante Padre Pedro, o cardápio em dia de quarta-feira é churrasco e a usuária Carla Fontes, além de adquirir seu almoço, parou para apreciar a apresentação teatral. “Eu já frequento o Padre Pedro há muito tempo. Atividades como essa são importantes para gente distrair das dificuldades da vida, faz bem para a saúde da mental e para socializar, num evento bom como esse”, avaliou a usuária.

| Fotos: Pritty Reis

Atualizado: