Restaurante Popular Padre Pedro realiza almoço especial de São João

O São João está chegando e, para celebrar, o Restaurante Popular Padre Pedro realizou programação especial nesta sexta-feira, 21. Um cardápio diferenciado no almoço ofereceu como prato principal as especialidades nordestinas pirão e cozido, ao lado dos acompanhamentos de arroz, feijão, vinagrete e suco. Como sobremesa, o público pôde degustar a tradicional paçoca de amendoim. Além da refeição especial, houve ainda distribuição de pipoca para as crianças e sorteio de três balaios que, contendo cesta básica e aperitivos tipicamente juninos, tornaram o feriado mais alegre para os usuários.

O cardápio do ‘Padre Pedro’ é elaborado pela equipe da secretaria de Estado da Inclusão Social (Seit), com base nas características regionais e culturais dos alimentos, conforme conta a nutricionista e coordenadora do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Tatiana Canuto. “Quando a gente fala de segurança alimentar e nutricional, falamos de uma alimentação adequada, saudável, que respeite os aspectos culturais. É claro que não iríamos deixar o São João passar em branco, uma data tão característica do nosso Nordeste. Por isso, pensamos num cardápio diferenciado, com elementos culturalmente nordestinos. A proposta é que nossos usuários tenham a melhor oferta do serviço, com toda a carga cultural que também existe nos alimentos”, explicou.

Seu José Raimundo Alves foi um dos três felizardos que levou para casa um balaio sorteado. Morador do povoado Areia Branca, na Zona de Expansão de Aracaju, ele não deixou que a distância fosse um obstáculo para apreciar uma boa refeição a preço acessível. “Aqui é um espaço muito importante, principalmente para quem não tem condições favoráveis para comer em outros restaurantes. O local é ótimo, a comida é gostosa, atrai muito os clientes. Hoje foi um dia muito feliz. O São João é forte aqui em Sergipe e ganhar esse prêmio foi uma emoção muito grande”, disse.

Para quem trabalha ou frequenta o Centro da Cidade, como a ambulante Maria Aparecida, o Restaurante é uma boa opção. Segundo ela, o almoço especial de São João foi uma surpresa muito saborosa. “Se eu soubesse que tinha pirão, tinha pegado dois pratos [risos]. O dinheiro é pouco e aqui é muito bom para a comunidade. Muita gente precisa deste restaurante para poder fazer uma refeição”, disse. Vindo diretamente do município de Umbaúba, Gilson Pintor de Automóvel, como é conhecido, completou: “Vim comprar peças automotivas no Centro e resolvi almoçar com o povo aqui no restaurante Padre Pedro. O atendimento e o paladar nota 10. Que Deus abençoe a todos”, desejou.

“Essa programação foi para alegrar um pouco os beneficiários do Restaurante Popular Padre Pedro. São pessoas que se alimentam aqui quase todos os dias, mas que muitas vezes não têm oportunidade de participar de festas juninas. O sorriso e a alegria que eles transbordam quando vêem algo diferente é muito gratificante. Temos a capacidade de receber até 1500 pessoas por dia, mas temos a perspectiva de aumentar, pois cada dia que passa o fluxo de clientes só aumenta. Recebemos tanto pessoas que moram ou frequentam o Centro da Cidade, quanto usuários da Casa de Passagem e do Centro Pop”, explicou a técnica em Nutrição do restaurante, Acácia Lima.

Para o jantar desta sexta, o Padre Pedro preparou cuscuz temperado, frango cozido, cafe puro ou com leite e pão.

|Fotos: Alanna Molina

Última atualização: 21 de junho de 2019 22:46.

Pular para o conteúdo