7 de março de 2020, às 11:34

Municípios sergipanos recebem conferências para fomento de políticas públicas para mulheres e serviços do Ônibus Lilás


Ao longo do mês de março, a coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) realiza a programação de conferências territoriais em municípios sergipanos. O objetivo dos encontros é a discussão de políticas públicas que visem à garantia, consolidação e ampliação do acesso aos direitos da mulher e, sobretudo, o combate às diversas formas de violência. Durante este mês, o Ônibus Lilás também segue percorrendo o estado, levando conscientização e atendimento jurídico, psicológico e socioassistencial às mulheres nos municípios.

As próximas conferências acontecerão em Tobias Barreto (10.03) e Itabaianinha (12.03). Durante a primeira semana do mês, foi realizada a conferência municipal em Nossa Senhora de Lourdes e também a 5ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres do Agreste Sergipano, no município de Itabaiana, com a participação de 11 representantes de municípios da região. As discussões promovidas durante os encontros tem ainda o propósito de construção coletiva de propostas que serão levadas para a Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, em julho deste ano.

“O mês de março é o mês de luta das mulheres. A construção das conferências está sendo muito participativa e, neste mês, teremos mais dez encontros. Realizar debates de políticas para as mulheres nos municípios e territórios é garantir que elas possam ampliar sua participação e dizer quais são as suas maiores dificuldades. Acredito que, a partir disso, as mulheres se sentirão mais fortes e unidas no processo de enfrentamento a todas as formas de violência”, destacou a assessora de Políticas Públicas para as Mulheres da SEIAS, Érika Leite.

ÔNIBUS LILÁS

Dando continuidade à programação do mês da mulher, os municípios de Carmópolis, Estância, Aracaju, Nossa Senhora de Lourdes e Propriá estão na rota do Ônibus Lilás. O Ônibus Lilás é uma unidade móvel de atendimento e acolhimento à mulher em situação de vulnerabilidade, com o objetivo levar serviços de atendimento jurídico, psicológico e de assistência social para as mulheres em comunidades distantes dos grandes centros, das delegacias específicas ou não, distante dos serviços aos quais elas têm direito. Durante o atendimento, a equipe faz a distribuição de material informativo sobre a Lei Maria da Penha, incentivando a denúncia através do Disque 180.

“Como março é o mês da mulher, a gente une o Ônibus Lilás a outras atividades articuladas pelos municípios para as mulheres nesse mesmo espaço, como emissão de carteira de identidade, serviços de saúde e de beleza, como cabelo, unha e maquiagem. Com isso, a gente consegue promover momentos de fortalecimento da autonomia e autoestima da mulher”, ressaltou a referência técnica de Políticas Públicas para a Mulher da SEIAS, Linei Pereira.

Para mais informações sobre o Calendário das Conferências Municipais e visita do Ônibus Lilás aos municípios, CLIQUE AQUI.

Atualizado: