11 de fevereiro de 2021, às 18:39

Governo promove acolhimento a gestoras e gestores municipais da Assistência Social


Dividido em três etapas, Encontro serviu ao alinhamento de ações, e entrega de equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos

Gestoras e gestores da Assistência Social dos 75 municípios sergipanos participaram, de terça a quinta-feira (9 a 11), de Reuniões de Acolhimento promovidas pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), com a participação da Vice-Governadoria do Estado – VGE. Secretárias e secretários municipais ou representantes foram recebidos no pátio externo da SEIAS em três grupos distintos, com atenção ao distanciamento social e demais medidas preventivas à Covid-19. Os que não puderam comparecer acompanharam virtualmente os encontros, que tiveram por objetivo fortalecer a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e informar como a gestão estadual pode contribuir com a atuação dos municípios na operacionalização das políticas públicas de Assistência Social, Segurança Alimentar, Inclusão Produtiva e Direitos Humanos.

Foto: Pritty Reis

Segundo a secretária de Estado da Inclusão, Lucivanda Nunes, os Encontros buscaram, dessa forma, aproximar os entes. “Além de apresentar as nossas equipes e informar os gestores sobre a situação de cada município nos programas e ações coordenados pelo Estado, quisemos levar a eles alguns pontos que já estão em curso neste início de ano. Vamos seguindo com mais diálogos, para destrinchar programas específicos, sempre de forma objetiva e com a perspectiva de poder avançar, para que a gente possa concretizar ainda mais realizações e intensificar as ações em benefício da população”, disse a secretária. O encontro apresentou a gestão estadual da política de Assistência Social; Segurança Alimentar e Nutricional; Direitos Humanos; e Inclusão Produtiva.

Foto: Pritty Reis

Presente nos três dias de encontro, representando o governador Belivaldo Chagas, a vice-governadora Eliane Aquino reafirmou a importância da atuação intersetorial coordenada entre Estado e municípios, colocando o Governo de Sergipe à disposição das demandas sociais de cada município. “Desejamos a todos, pelos próximos 04 anos, muita força, muita luta, muita sabedoria e muito desejo de Inclusão. Estamos recebendo vocês aqui não apenas para darmos as boas-vindas, mas para darmos as mãos, neste momento difícil que estamos enfrentando no país. Sabemos da força e da potência que é a Assistência Social, e estamos aqui para somar esforços em prol das políticas públicas em respeito à população que mais precisa”, disse.

Foto: Pritty Reis

A Assistência Social da capital, Aracaju, foi representada pela secretária Simone Passos. Para ela, o momento de acolhimento foi de muita importância neste momento de pandemia. “Diante de tudo que estamos vivendo, precisamos ter no Estado um apoio para que a gente possa levar a política de Assistência por caminhos iluminados. A secretária Lucivanda está de parabéns, é uma equipe muito capacitada e aguerrida”, avaliou a secretária.

ENTREGA DE EQUIPAMENTOS – PAA
Na ocasião, os municípios Estância, Itaporanga, Moita Bonita, Poço Redondo, Umbaúba, Monte Alegre, Muribeca, Pedra Mole, Propriá, Santa Luzia e São Cristovão receberam, do Governo de Sergipe, equipamentos a serem utilizados pelas 11 Centrais de Recebimento e Distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estadual, como balança eletrônica, freezer, computador, extintor de incêndio e lavadora de alta pressão, para receber, conferir, estocar e distribuir alimentos adquiridos de agricultores familiares, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e posteriormente destinados, em doação simultânea, a órgãos e entidades socioassistenciais que atendem pessoas em insegurança alimentar.

Foto: Pritty Reis

“O PAA é um programa excelente. Sabemos que a maior problemática das famílias do Brasil é a fome, então com ele a gente consegue atender famílias mais vulneráveis. Em Estância, nós vamos receber nos CRAS [Centro de Referência da Assistência Social], a partir de onde faremos a distribuição para as famílias que são cadastradas. Estamos com expectativa muito boa”, afirmou Danielle Souto, secretária Municipal de Assistência Social de Estância, primeiro município a receber o kit de equipamentos do PAA nas Reuniões de Acolhimento.

Fotos: Pritty Reis
CONFIRA AS FOTOS DE CADA DIA DO EVENTO:

Dia 1 – 09.02.2021

Dia 2 – 10.02.21

Dia 3 – 11.02.2021

Atualizado: