Governo entrega mais de 8,5 toneladas de alimentos do PAA Estadual em Estância

Programa compra de pequenos agricultores, gerando renda no campo, e doa para pessoas em risco social, combatendo a insegurança alimentar

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Estadual está em reta final e, na última sexta-feira (19), realizou a entrega de 8.518 kg de alimentos para mais de 300 famílias atendidas por entidades socioassistenciais do município de Estância. O programa é executado na modalidade Compra com Doação Simultânea e, até o final de novembro, beneficiará 43 agricultores familiares estancianos com a compra de alimentos in natura, gerando renda no campo. Desde 2020, R$ 3 milhões já foram investidos no PAA executado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), com recursos do Ministério da Cidadania, atendendo 565 agricultores e 124 entidades socioassistenciais em todo o estado. Até agora, mais de 65 mil toneladas de alimentos foram entregues através de 473 doações.

A sexta-feira começou cedinho, com a colheita dos alimentos por agricultores familiares dos assentamentos Paulo Freire II e Rosa Luxemburgo, em Estância. Para o produtor agroecológico Ivanilson Leal Santos, conhecido como ‘Negão do MST’, o programa gera renda e valorização. “Planto abacaxi, feijão, laranja, manga, jaca e hortaliças. A gente tem muita dificuldade com o escoamento da produção, e nossos produtos são orgânicos. O PAA é importante demais, tanto para o agricultor quanto para o consumidor. Anima o pequeno produtor e segura os filhos do agricultor na terra, porque eles não permanecem aqui se não tiver incentivo”.

O presidente do Grupo de Cooperação Agrícola Paulo Freire, Joselito de Jesus Santos, conta que o assentamento Paulo Freire II tem 24 famílias de pequenos agricultores. “Nossos carros-chefes são macaxeira, batata e hortaliças, como couve, coentro, cebolinha. Depois, vem o inhame, a laranja, o coco verde e a tangerina. O PAA veio para ajudar o homem do campo e fornecer alimento pra cidade. Quando junta o Governo Federal, o Governo do Estado e o Município forma uma grande aliança. Quando o homem do campo não planta, a cidade não janta”, destaca o representante cooperativista.

Após a colheita, o caminhão de alimentos seguiu para a entrega em duas entidades socioassistenciais em Estância: Associação Beneficente do Bairro Santa Cruz; e Associação do Conjunto de Moradores Pedro Barreto Siqueira, presidida por Marco Alberto. “Sabemos que a situação está muito difícil e, com esse programa, a gente vê o povo com comida na mesa. Nesta última edição, foram 168 famílias beneficiadas através de nossa associação, e deve chegar a 500 pessoas que comerão esses alimentos. A gente tem que parabenizar a todos que estão envolvidos nesse projeto maravilhoso”.

Uma das famílias beneficiadas com a doação dos alimentos é de Maria Angeleide de Oliveira, de 52 anos. “Esses alimentos representam muito para a minha família, porque no momento estou desempregada e tenho uma filha e uma neta. E os alimentos são muitos bons, sem agrotóxico”, disse Angeleide. Elaine Cristina Ramos Silva, de 40 anos, também destaca a diferença que faz a doação para a sua família. “Está sendo maravilhoso. Tem uma importância grande para nós. Eu sempre venho quando tem distribuição de alimentos aqui na associação, juntamente com outras pessoas carentes que também necessitam”.

Geração de renda e segurança alimentar
Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Estância, Thiago Menezes Siqueira, o programa foi um sucesso. “Dentro desta modalidade do PAA, compra com doação simultânea, temos 43 agricultores familiares e duas associações recebedoras. Estância entregou mais de 92 toneladas de alimentos para um raio de 820 famílias beneficiadas, totalizando mais de 4 mil pessoas que receberam essa alimentação. Agradecemos ao Governo do Estado por disponibilizar os editais e montamos a equipe para auxiliar o agricultor a participar. Consideramos esse programa um sucesso e esperamos pelas próximas edições”.

De acordo com a Gestora do PAA na SEIAS, Raquelle Pinheiro, está previsto o lançamento de um novo edital para o Programa, em dezembro deste ano. “A entrega de hoje foi referente ao primeiro edital do PAA, que foi lançado no final de 2020 e será finalizado agora em novembro. Estamos concluindo também a execução do segundo edital, lançado no início deste ano. Temos a previsão de lançamento de um terceiro edital em dezembro, com recursos de mais de R$ 1 milhão, e selecionaremos agricultores e entidades novamente”.

Fotos: Marcos Rodrigues (Supec/SEGG)

Última atualização: 20 de novembro de 2021 11:33.