Fundação Renascer promove atendimento psicológico online semanal para socioeducandos

Com sessões de 40 minutos, projeto “Psicologia em Tempo de Pandemia” atende adolescentes das cinco unidades socioeducativas

Os socioeducandos acolhidos pela Fundação Renascer recebem, semanalmente, atendimento psicológico individualizado. Adaptada para o formato virtual, a ação é chamada “Psicologia em Tempo de Pandemia” e é promovida pela Unidade de Saúde da Renascer para os adolescentes das cinco unidades socioeducativas em Sergipe. Os atendimentos acontecem por meio da plataforma virtual Google Meet, com sessões de 40 minutos para cada socioeducando.

Adolescentes das cinco unidades socioeducativas recebem o atendimento psicológico virtual: nas unidades de semiliberdade Comunidade de Atendimento Socioeducativo São Francisco de Assis (Case I) e Comunidade de Atendimento Socioeducativo Semiliberdade (Case II); na Unidade Feminina (Unifem); na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (USIP); e também na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem).

A ação coloca em prática direitos e garantias estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as políticas públicas para o profissional de Psicologia, como conta a psicóloga Anita Linhares, que realiza os atendimentos. Ela considera que, após a declaração da pandemia da Covid-19, com as medidas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e riscos inerentes a este momento, a adaptação do atendimento para a forma remota foi imprescindível.

“Está sendo de extrema importância utilizar os meios de Tecnologia da Informação e da Comunicação como recursos para o trabalho remoto. Em respeito ao Código de Ética Profissional do Psicólogo, é imprescindível o prosseguimento dos atendimentos psicoterápicos neste formato, abraçando os desafios envolvidos nas habilidades de comunicação, participação estratégica das equipes e investimentos de recursos em prol desta ação”, destaca a psicóloga da Fundação Renascer.

A enfermeira Eleonora Bastos fala sobre a importância das sessões para os adolescentes. “A manutenção do atendimento psicológico é profundamente necessária para a qualidade de assistência à Saúde dos socioeducandos, que se encontram sob a tutela do Estado. Os atendimentos estão ocorrendo normalmente, através de plataforma online, e são uma ótima solução, pois permite a continuidade de atendimento sem descumprir o distanciamento social”, reforça a enfermeira da Fundação Renascer.

Última atualização: 17 de junho de 2021 14:30.

Pular para o conteúdo