16 de março de 2020, às 16:56

CORONAVÍRUS | Governo suspende Conferência Estadual do Idoso e atividades comunitárias nos Espaços Cuidar


Secretaria de Estado da Inclusão Social e Conselho Estadual do Idoso cancelam temporariamente o evento, para preservar a integridade do grupo mais vulnerável

Entre as medidas adotadas para a contenção da transmissibilidade do COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – SEIAS suspendeu as atividades desenvolvidas pelas comunidades nos Espaços Cuidar – especialmente do Grupo Caminhando com a Melhor Idade, no Bugio; e, juntamente com o Conselho Estadual dos Direitos e Proteção ao Idoso – CEDiPI, decidiu pelo cancelamento da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceria no próximo dia 31 de março, na Uninassau. O evento esperava a participação de cerca de 300 pessoas, público majoritariamente constituído de idosos.

Foto: Pritty Reis

Segundo o presidente do Conselho do Idoso, Manoel Durval Andrade Neto, a medida foi adotada para preservar a integridade física dos delegados e convidados que participariam da Conferência. “Sabemos que estamos lidando com o grupo considerado de maior risco para o contágio e agravamento do quadro da doença. Então, encaminhamos consulta a Brasília, para solicitar permissão para a extensão do prazo de realização da etapa Estadual do processo conferencial. Estamos aguardando resposta, mas de todo modo, sabemos que se tornou inviável manter o evento do dia 31, diante da confirmação do primeiro caso de Corona Virus em Sergipe e de todas as determinações do Governo do Estado e demais instituições a respeito do cancelamento de eventos que promovam aglomerações”.

Para a secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto, também médica sanitarista e doutora em saúde coletiva, o cancelamento era o único caminho possível, diante da pandemia do Covid-19. “Para além das recomendações sobre a higiene das mãos e o uso da etiqueta respiratória, o distanciamento social ainda é o meio mais eficaz para se resguardar do contágio e interromper o ciclo de disseminação da doença. Com o público idoso a nossa responsabilidade é triplicada, considerando se tratar do grupo de maior vulnerabilidade, diante da maior fragilidade imunológica, do grande percentual de hipertensos, diabéticos e portadores de doenças cardiovasculares, além da grande frequência de comorbidades. O cancelamento da Conferência Estadual é uma medida de sensatez e prudência”, defende Lêda Lúcia.

No Espaço Cuidar do Bugio, o grupo ‘Caminhando com a Melhor Idade’ se reúne há quase 4 anos. Cerca de 50 idosos da comunidade participam de atividades diversas, como passeios e palestras, e se alternam em apresentações de dança, como carimbó e twist. Semanalmente, são promovidos encontros às quartas-feiras, das 14h às 17h; e nas manhãs de terças e quintas, tem caminhada seguida de aula com professor de educação física e café da manhã compartilhado. Segundo Jussara Santos, assistente social que coordena o Espaço Cuidar e as atividades do Grupo, na próxima quarta (18), o grupo será informado da suspensão temporária das atividades. “Iremos fazer uma tarde de orientações sobre a prevenção ao Corona Vírus e aproveitaremos para informar ao grupo que precisaremos aguardar o período crítico da disseminação da doença para retomar os encontros. O importante é que todos permaneçam com saúde”, afirma Jussara.

Fotos: Pritty Reis

Atualizado: